Driver

Não podiamos falar de cópias de GTA sem citar sua maior concorrente: Driver. Praticamente todos os fãs de GTA não gostam de Driver e praticamente todos os fãs de Driver não gostam de GTA, mas com essa postagem eu pretendo mudar o ponto de vista dos fãs de Grand Theft Auto mostrando-lhes que Driver pode ser tão bom quanto qualquer GTA


Tudo começou em Driver: You Are The Wheelman, o jogo foi lançado praticamente junto com o GTA 2 e ao contrario dos antigos GTA's, Driver era 3-D, coisa que a Rockstar só foi conseguir fazer anos mais tarde. Entretanto nem tudo é tão bom, no Driver 1 você não podia sair do carro e nem tinha armas, enquanto no GTA 2 ja dava para fazer isso.



Driver 2 concorreu diretamente com GTA 3 e com o Vice City, enquanto a série da Rockstar estava cada vez mais avançada com gráficos 3-d e até motos no Vice City, Driver 2 só trouxe uma mudança: Agora você podia sair do carro, e nada mais











Em Driv3r tinha motos e gráficos que deixaria os mais belo dos GTA's de queixo caido, foi o primeiro jogo da série para PS2 e infelizmente não trouxe metade das evoluções que foram prometidas. Conclusão é um ótimo jogo mas não atendeu ao que se esperava.

















Todas as promessas para Driv3r só foram aparecer anos mais tarde em Driver: Parallel Lines. Apesar do bélissimos gráficos e da ótima história e com enorme pesar que eu digo que Driver morreu! A série não tem mais o que diferenciava Driver de GTA, antigamente as duas séries eram bastante distintas; Driver apresentava sempre 3 ou 4 cidades para o jogador ir abrindo ao decorrer do jogo, enquanto GTA era apenas uma enorme cidade ficticia que abria novas ilhas para serem exploradas. Mas com Driver PL a coisa mudou, você só tinha UMA cidade para explorar: Nova York. E podem reparar o jogo está identico a GTA IV. E agora Driver não é mais a enorme concorrente de GTA, é só mais uma cópia do mesmo



Apesar de Driver PL não ter agradado muito os fãs da série, eles arriscaram de novo, só que dessa vez em um exclusivo para o PSP (Igual GTA LCS e o VCS) estou falando do Driver 76. Bem o jogo é muito parecido com o Driver anterior, não muito o que se falar: A história é boa porém meio cliche, Os gráficos estão a mesma coisa de sempre e os carros parecem reais. Exatamente como todos os outros jogos da série, Driver 76 é um bom jogo para o fãs da série, mas comprova o que eu ja disse antes: A série está morta, passou de concorrente de GTA para cópia do mesmo.





















CONCLUSÃO: Driver é uma ótima série e eu a recomendo para todos os fãs de GTA, apesar dos dois ultimos jogos não terem me agradado muito eles são muito bons, infelizmente eu não acho que havera um Driver 5 pois como ja foi dito a série não é mais a mesma, entretanto eu espero estar enganado e que o próximo Driver apareça logo e que ele traga o velho espirito dos Drivers de PSOne

5 comentários:

dankar disse...

Fiquei 2 horas fazendo está postagem...

►Afon◄ disse...

eu tinha o 2 e bela postagem :)

Anônimo disse...

Dankar você é meu salvador! Tava numa porra duma semana de prova e não pude postar nada mas agora vou voltar a postar

Unknown disse...

Otima postagem, parabens.
Driver P.H na minha opinião é o melhor.

ƒlávio griŋdcore disse...

Acho que você deveria rever seus conceitos! Tá certo que tem bastante semelhanças com os dois jogos, mas não significa que um imita o outro e que só um deles é uma boa opção!

Só uma correção: Na verdade, o GTA imitou o Driver, quando lançou o IV! A data de lançamento do Driver: Parallel Lines é beeem anterior ao do GTA IV! Pode ver que uma safe house do Niko, que fica na segunda ilha (em frente à uma avenida e perto da ponte) é bem parecida com a de TK, até as janelas são semelhantes!

O Driver San Francisco (ou Driver 5) já foi lançado, esse sim tá bem diferente do GTA, tanto é que não se pode mais sair do carro. Ou seja, voltou às raízes!

Eu gosto dos dois (Driver e GTA), mas pra mim o que marcou minha adolescência mesmo foi o Driver, joguei todos praticamente em ordem de sequência, só o Driv3r que joguei nessas semanas atrás, pretendo jogar o San Francisco em breve e o 76 não joguei, pois não tenho PSP.

Enfim, acho que Driver não morreu, está mais vivo do que nunca, tanto que já foi lançada sua quinta versão e GTA ainda está em desenvolvimento (vamos ver se, pelo menos desta vez, o jogo não fica ultra-pesado pra PC, como ficou o GTA IV).